A MULHER DO FLUXO DE SANGUE
- SOLANGE COELHO (Acrescentando pesquisas)
- 5 de abr. de 2015
- 4 min de leitura

A MULHER DO FLUXO DE SANGUE, AQUELA QUE CREU,
A ÚNICA MULHER DE QUE JESUS CHAMOU DE FILHA
Levítico 15:24,25 – A lei acerca da imundícia da mulher
"Se um homem coabitar com ela, e a sua menstruação estiver sobre ele, será imundo por sete dias; e toda cama sobre que ele se deitar será imunda".
."Também toda mulher, quando manar fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua menstruação ou quando tiver fluxo do sangue por mais
tempo do que o costumado, todos os dias do fluxo, será imunda como nos dias da sua menstruação".
Mateus 9:20-22; Marcos 5:24b-34 Lucas 8:42b-48
Encontramos um relato sobre a história dessa mulher nos 3 evangelhos do Novo Testamento. Mas apenas relatos sobre o milagre que ela evidenciou quando teve fé em seu encontro com Jesus.
Nesses relatos não encontramos muita coisa, nem o nome dela , mas a importância que ela alcançou pra ser mencionada e fazer parte do rol das mulheres que surpreendeu, foi a sua fé em Jesus.
Um dia ela dorme saudável e no outro acorda com uma enfermidade que se prolongou por 12 anos na sua vida, gastara todos os seus recursos e nada conseguira com os médicos, pelo contrário ia cada vez pior.
Depois de 12 anos excluída da sociedade, depois de 12 anos vivendo na solidão, 12 anos sem receber visitas em sua casa, talvez não tivesse marido, ou nem casada devido a essa doença e a carga dessa lei, porque essa exclusão fazia parte da lei de Moisés. (texto citado acima)
Ela estava em casa, aliás, ela sempre estava em casa. Não saía, pois sua vergonha era muito grande, sua consciência muito aguçada e seu respeito à Lei notável. Tinha vergonha por ser doente, uma doença que ninguém via, a não ser os íntimos, um fluxo de hemorrágico ginecológico, um distúrbio menstrual, uma espécie de menorragia ou metrorragia, um sangramento vaginal excessivo, cujas causas podem ser hormonais, tumorais ou emocionais. Não sabemos exatamente quais eram as fontes da doença dessa mulher, mas sabemos quais as consequências dessa doença, dentre elas a pior era a vergonha de aparecer em público e ser estigmatizada de maldita, ou pecadora, uma vez que aquela sociedade cria que as manifestações das doenças estavam ligadas ao pecado ou a alguma maldição "E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? - respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais, mas foi para que manifeste a obra de Deus.(Jo 9.2,3).
Ela não saía também por ser consciente, uma vez que o sangramento não era estancado e a pequena cidade de cafarnaum, na região da Galiléia, ao norte de Israel, era povoada por pessoas simples e sem a menor prevenção de doenças, muitas pessoas poderiam ter contato com seu sangue e com isso desenvolver alguma moléstia que levaria ao óbito.
Não saia de casa por fim, por ser uma mulher obediente à Lei,
Mas essa mulher hemorrágica, essa mulher que surpreendeu por sua atitude
Mas essa mulher hemorrágica, essa mulher que surpreendeu por sua atitude de fé, ela superou, ela quebrou protocolos, violou as leis de sua cultura,
E se tornou um ícone de fé nas Escrituras Sagradas,
Que diferença há entre aqueles que estão curiosos a respeito de Jesus e os que estendem as mãos para tocá-los!
Hoje, muitas pessoas estão cientes da identidade de Jesus, mas apenas este fato não opera transformação em suas vidas. Somente a fé em Jesus Cristo libera o poder de cura da parte de Deus.
Contudo, Jesus, o Sumo Sacerdote, faz uma declaração maravilhosa:
"Tem bom ânimo" (Mt 9.22);
Chama-a de "Filha" (Mt 9.22); (ela é a única mulher chamada de filha por Jesus, nas Escrituras).
"A tua fé te salvou" (Mt 9.22)
"vai-te em paz" (Mc 5.34)
"Fica livre do teu mal" (Mc 5.34),
e a Bíblia registra: "E desde aquele instante, a mulher ficou sã" (Mt 9.22).
Essa mulher foi salva por intermédio da sua fé em Cristo (Mt 9.22; Mc 5.34 e Lc 8.48). a cura daquela mulher não foi somente física mas espiritual. Sua vida mudou pra sempre em todos os sentidos.
Ela agora passou de imunda fisicamente para uma mulher limpa de "corpo e alma".
Uma das escolhidas para a salvação em Cristo Jesus. Deus tem os seus escolhidos antes mesmo da fundação do mundo (Ef 1.4)
Mas naquele dia ela saiu... Saiu de casa porque ouviu falar que Jesus estava passando, creu que um simples toque em Jesus iria lhe curar. Ela se protegeu com um lenço, enfrentou a multidão e se lançou aos pés de Jesus por trás, tocou nas barras do seu vestido e foi curada (Mc 5.34).
Quem vai até Jesus, quem se prostra diante d'Ele e nele toca, recebe a cura, a liberdade e a honra...
Mas naquele dia havia muita gente na rua, muita aglomeração, grupos diversificados eram os curiosos, eram os que buscavam ver ser Jesus para
Muitas pessoas cercaram Jesus quando Ele passava por aquela redondeza, era praticamente impossível passar no meio daquela multidão, mas uma mulher saiu de casa com apenas um objetivo, tocar Jesus, e nada impediria a sua decisão, ela abriu passagem entre tantas pessoas, ela rompeu barreiras a fim de realizar o seu intento, tocar em Jesus, assim que ela o fez , foi curada
Quando Jesus pergunta quem o havia tocado, não é que ele não soubesse, ele perguntou, porque queria que a mulher se colocasse à frente e se identificasse, Jesus queria ensinar que a roupa não tinha propriedades mágicas; a fé que ela depositou nEle a havia curado.
É possível que o Senhor também desejasse ensinar uma lição à multidão.
De acordo com a lei judaica, um homem que tocasse uma mulher menstruada tornar-se-ia cerimonialmente imundo. E assim através dessa mulher aprendemos algumas lições : 1 - Ao ser atenta quando soube ouvir o que estavam falando sobre Jesus (Mc, 5:27) 2 - Por ser uma mulher de ação, (Mc 5.27) 3 - Por ter esperança 4 - Pela iniciativa e por, mesmo trêmula, contar o que nela operara (Mc 5:33) 5 - Ao reconhecer o senhorio de Jesus, quando "prostou-se diante dEle" (Mc 5:33)
Comments