HAGAR - A MULHER SOCORRIDA POR DEUS.
- solangenunescoelho
- 5 de abr. de 2015
- 5 min de leitura

HAGAR A MULHER SOCORRIDA POR DEUS
GN 16.3-16 21:8-21
A VIDA DE HAGAR NOS ENSINA MUITAS LIÇOES QUE DEVEM SER APLICADAS À NOSSA VIDA.
1 ª LIÇÃO: AGUARDAR COM PACIENCIA AS PROMESSAS DE DEUS.
Abraão e Sara, aguardavam há muito tempo a promessa de que Deus lhes daria um filho. Na sua impaciência, Sara tentou cumpri-la por sua própria iniciativa, dando Hagar, sua serva, a Abraão para que ela concebesse dele. Hagar, percebendo que estava grávida, começou a desprezar Sara (16.3,4).
Muitas vezes, por não termos paciência, deixamos de receber bênçãos sem medida. Deus nos exorta a esperarmos nele (Sl 27.14; - "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão" Is 40.31). A impaciência de Sara trouxe para seu lar: desprezo (16.4), zombaria (21.9) e rejeição (21.10).. Por não termos paciência pedimos algo a Deus, e a resposta Dele é: manda esperarmos, ou as vezes fica em silencio, ou até diz não, mas não esperamos a sua resposta, ou não aceitamos o não de Deus e agimos por conta própria como Sara, e mais tarde pagamos o preço da impaciência, aquilo que era para ser uma bênção torna-se um desastre em nossas vidas. Porque agimos no presente sem planejarmos o futuro.
2 ª LIÇÃO: NÃO AGIR IMPULSIVAMENTE
Quando Hagar engravidou e começou a desprezar Sara, esta humilhou Hagar, que decidiu fugir para o deserto. Qualquer fuga é normalmente a solução mais tentadora para os problemas. Na verdade isto se torna um hábito. Hagar era uma pessoa que costumava fazer assim. Quando as coisas se tornavam difíceis, ela normalmente prosseguia em outra direção.
É importante ressaltar, no entanto, que os maiores desafios enfrentados por Hagar aconteceram através da opção de outras pessoas.
Sara a escolhera para gerar o filho de Abraão, e Hagar provavelmente tinha pouco a dizer sobre tal decisão. Não é difícil compreender por que a gravidez de Hagar a fez desprezar Sara. Esta atitude, no entanto, despertou sentimentos ruins, e Sara consequentemente puniu Hagar. Isto motivou sua primeira fuga. Lá, o Anjo do Senhor a encontrou e mandou que ela voltasse para sua senhora, humilhando-se sob suas mãos (16.9). Também disse que seria sua descendência tão numerosa que não seria contada (16.10)
Quantas situações desagradáveis, quantos conflitos poderiam evitar se antes de agirmos pedíssemos o auxílio de Deus (Sl 30.10 ; Hb 13.6). Nós crentes, temos sempre que pedir através da oração, que Deus direcione nossa vida e nos ensine mostrando como devemos agir. As ações impulsivas trazem-nos infortúnios, constrangimentos, erros sem retorno.
3ª LIÇÃO: TRANSMITIR O QUE É CORRETO AOS NOSSOS FILHOS
Hagar não era o tipo de mulher que levava desaforo pra casa . Quando ela engravidou, começou a rejeitar Sara e quando sua senhora a humilhou, ela imediatamente fugiu. Mais tarde, seu filho Ismael caçoou de Isaque (21.9).
Não é porque temos um gênio difícil, não temos paciência para lidar com os outros, temos pavio curto, que nossos filhos têm que ser assim. Devemos continuamente exercer os frutos do Espírito (Gl 5.22-23). Portanto, devemos mudar nosso comportamento para servimos de bom exemplo para nossos filhos. Quantas vezes brigamos com nossos filhos por eles terem cometido algo errado ou tratado mal alguém, será que eles não estão apenas repetindo o nosso comportamento, Ismael deu origem ao povo árabe e essa rivalidade que existiu entre ele e Isaque, perdura até hoje, entre árabes e judeus.
4ª LIÇÃO: NÃO DESISTIR DIANTE DAS DIFICULDADES
Ao nascer finalmente Isaque, Sara buscava qualquer motivo para despedir Hagar e Ismael, e o conseguiu quando apanhou Ismael zombando de Isaque.
Hagar e seu filho haviam sido mandados embora por Abraão (21.14), eles encontravam-se no deserto já sem alimento e sem água. No deserto, sem água e enfrentando a morte do filho. Hagar novamente tentou fugir.
Sua situação chegou a tal ponto que Hagar resolveu colocar Ismael debaixo de uns arbustos e se distanciar para não vê-lo morrer (21.16). Mais uma vez, Deus interveio graciosamente.
o Anjo de Deus apareceu e lhe deu instruções que foram imediatamente atendidas por ela: erguer-se, levantar o filho e segurá-lo pela mão (21.18)
Em nossa vida passamos constantemente por aflições, mas temos que ter bom ânimo (Jo 16.33), vemos pessoas que passam por problemas sérios e que em vez de perseverar e clamar a Deus, vão se afundando cada vez mais no problema. Devemos sempre ter a esperança de que ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5).
5ª LIÇÃO: NÃO FICAR SÓ RECLAMANDO
Quando Hagar estava no deserto junto a Ismael e o Anjo do Senhor lhe apareceu, ela em seguida viu um poço de água, encheu o odre e deu de beber a seu filho (21.19). Eles habitaram no deserto e mais tarde Hagar casou Ismael com uma egípcia (21.20,21).
Quando Deus abriu os olhos de Hagar e ela viu o poço, imediatamente ela escolheu agir e não reclamar. Ela poderia se sentir cansada, questionar o modo como foi mandada embora, como era tratada, etc. mas ela agiu com o que deus colocou a sua frente fazendo o que era necessário para sua sobrevivência e de seu filho, além de estabelecer sua descendência, arrumando uma esposa para Ismael.
Existem pessoas que reclamam de tudo o que passa em volta delas. Em vez de tomarem uma atitude ou procurarem agir, preferem reclamar; ela reclama se as pessoas telefonam dizendo que não tem sossego, se não a procuram é porque ela é desprezada. Muitas vezes, Deus nos dá oportunidades de agirmos, de mudarmos, de melhorarmos, mas estamos tão preocupados em reclamar, que perdemos a chance dada por ele.
CONCLUINDO:
Veja como Deus opera pacientemente para fazer com que nossas tentativas de escape não sejam bem-sucedida. O desejo de Deus é que enfrentemos os problemas com a sua ajuda. Vivenciamos esta ajuda mais claramente durante os conflitos e dificuldades, e não fora deles. Há problemas na sua vida para os quais você tem utilizado a "solução de Hagar"¿ escolha um desses problemas, peça a ajuda de Deus e comece a enfrenta-lo hoje mesmo.
Pedir a Deus paciência na espera das promessas: E então vamos reclamar com Deus, e Ele simplesmente nos responde: Eu não te respondi que era para agir, ou: Eu deixei você agir da sua maneira. Deus responde SIM, NÃO , ESPERE OU ELE FICA EM SILENCIO...
Calma no agir: Quantas fugas que mais tarde nos trazem de volta ao inicio humilhadas, envergonhadas. DEIXEMOS O IMPULSO DE LADO, ANTES DE AGIR, VAMOS PARAR, REFLETIR, ORAR E ESPERAR A RESPOSTA DE Deus.
Sabedoria no falar: Devemos evitar comentários sobre assuntos delicados, ao redor da mesa com os filhos presentes. As nossas ações são mais observadas pelos nossos filhos, do que as palavras ditas em aconselhamentos. Precisamos viver o que ensinamos a eles. VAMOS ATENTAR AO QUE ESTAMOS TRANSMITINDO PARA NOSSOS FILHOS
Perseverança nas dificuldades: Desistir jamais, O Senhor não se agrada daqueles que desistem, imagine se Jesus desistisse da Cruz? Imagine se Deus desistir de nós por um milésimo de segundo? está difícil a sua situação? "levanta, sacode a poeira e dá volta por cima".
Só desistem aqueles que não conhecem Jeová JIRÉ.
CREIAMOS QUE DEUS ESTÁ ENTRANDO COM PROVIDENCIAS NAS NOSSAS DIFICULDADES...
E amor em nossas atitudes: antes de qualquer ação, qualquer planejamento, devemos refletir em quem nós vamos magoar, trazer prejuízos, será que são aqueles a quem amamos? Será que com as nossas atitudes iremos ferir o Espírito Santo de Deus ¿
PEÇAMOS A DEUS QUE NOS ORIENTE, PARA AGIRMOS COM AMOR ANTES DE QUALQUER DECISÃO
Que possamos aproveitar da vida de Hagar e suas experiências , e aplicar no nosso dia a dia, com os nossos familiares, nossos amigos, em nossa comunidade cristã, e com o nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo.
E que Deus nos abençoe.
Comments