top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

GOMER - INGRATA E PROMÍSCUA

  • solangenunescoelho
  • 16 de abr. de 2015
  • 6 min de leitura

image_thumb.png

CASAMENTO – UMA ILUSTRAÇÃO DA UNIDADE

Nas escrituras, a união do casamento é uma metáfora ou retrato do relacionamento entre Deus e o seu povo. No Antigo Testamento, Israel é retratado como a esposa de Javé. Quando Israel se tornou infiel e adorou a outros deuses, ele foi descrito como meretriz (Jr.3:1; Ez 23).

Seu adultério espiritual tornou-se tão repugnante aos olhos de Deus, que ele lhe deu carta de divórcio (Jr 3.8). Isso era, na verdade, uma separação, pois Deus, em seu grande amor pelo povo escolhido, não podia suportar a idéia de romper com Israel sem uma promessa de renovação (Os 2:14-20; 5.15)

NO ADULTÉRIO – INFIDELIDADE CASAMENTO

Um tema que se destaca em todas as escrituras é a intenção de Deus de que maridos e esposas sejam fiéis um ao outro. A fidelidade no casamento é o plano de Deus para o seu Reino e o propósito de Deus para seus filhos. O adultério – quando o marido ou a esposa, deliberadamente, praticam o intercurso sexual com outra pessoa além do cônjuge – é proibido (Ex 20.14 ; Dt.5.18). muitas regras do Antigo Testamento prescreviam castigo severo para o adultério (Lv 20.10). Jesus condenou o adultério no Novo testamento (Mc 10:11-12), e Paulo denunciou como uma das "obras da carne" (Gl 5.19).

Jesus ensinou que o adultério começa no coração (Mt 5:27-28) e tem origem na luxúria. Muitos casamentos já sofreram grandemente por causa do "adultério emocional", que Jesus ensinou ser tão grave quanto a imoralidade sexual.

Uma parte da explicação para o adultério ser tratado tão rigorosamente nas Escrituras é o fato de deturpar uma das ilustrações de Deus a respeito de si mesmo e suas intenções para com a criação. Deus quer usar a fidelidade entre marido e mulher para ilustrar sua fidelidade a seu povo. Por essa razão, o adultério é comparado à idolatria no Antigo Testamento.

Cometer adultério é deturpar o relacionamento que Deus deseja ter com aqueles a quem ama.

A NAÇÃO DE ISRAEL

A nação de Israel era para Deus como uma noiva, todavia cultuava os deuses de outras nações vivendo num sincretismo religioso. Tal situação era semelhante à de uma mulher infiel, que unida com um homem pelos laços do matrimônio se entrega a outro (Ez 16).

Era assim que Deus encarava a idolatria da nação que escolheu, é por isso que a palavra "prostituição" é a mais adequada para descrever a sua infidelidade.

ORDEM DE DEUS – CASAR COM UMA PROSTITUTA

Oseias foi um profeta em Israel, e recebeu ordem de Deus para casar-se com uma prostituta (Os 1.2), para que através de seu sofrimento com a esposa e a reprovação das pessoas em Israel pudesse adverti-los de que aquela era a maneira repugnante como tratavam Deus.

DÚVIDAS?

Algumas pessoas acham muito difícil acreditar que Deus fizesse um pedido como este, e que esta história é apenas uma ilustração e não um fato real.

Será que Deus realmente ordenara ao profeta que se casasse com uma prostituta

1 – de acordo com a lei de Deus, um sacerdote não podia se casar com uma prostituta ou uma mulher divorciada, mas Oséias não era um sacerdote (Lv 21.7)

2 – é possível que quando Oséias se casou com GOMER, ela ainda não fosse uma prostituta?, De acordo com o livro de Oséias 1:2, Deus mandou Oséias casar com Gomer, uma prostituta "sagrada" do templo de Baal, o deus cananeu da fertilidade .

Essas mulheres ficavam nos templos cananeus, onde os deuses de fertilidade eram adorados. Pensava-se que relações sexuais com elas fariam com que as terras dessem boas colheitas e com que os animais tivessem muitas crias. No livro de levítico 14:24 diz que " E havia também homens que serviam como prostituto nesses lugares pagãos de adoração. O povo de Israel fez todas essas coisas vergonhosas que faziam os povos que o Senhor Deus havia expulsado da terra, conforme os israelitas iam avançando para dentro do país.

NOMES SIMBÓLICOS – MENSAGEM DE DEUS

A Bíblia diz que Deus ordenou que o profeta procurasse entre as prostitutas uma mulher e com ela casasse e tivesse filhos. (E na Bíblia não há qualquer indicação de que Oséias fora o pai natural dessas crianças, algumas traduções sugerem que não.)

De acordo com a Bíblia Deus ordenou que do casamento de Oséias com Gomer nascessem dois filhos e uma filha, que receberiam nomes simbólicos, para enviar mensagens ao povo de Israel.

A chave para essa conclusão está nas escolhas dos nomes que Deus escolheu para esses filhos.

1º filho – JEZREEL 1:4 – sobre a casa de Jeú e farei cessar o reino da casa de Israel. " a cidade onde Jeú matou o rei de Israel e toda a sua família, tornando-se, assim, rei (2Rs 9-10). VOU ACABAR COM OS DESCENDENTES DO REI JEÚ"

2º filho – LO-RUANA 1:6 – significa NÃO AMADA, porque eu não terei mais amor pelo povo de Israel e não o perdoarei mas tudo lhe tirarei.

3º filho – LO-AMI 1:9 – "NÃO-MEU-POVO" pois o povo de Israel não é mais o meu povo, nem eu sou mais o Deus deles.

Sabemos pela própria Bíblia, que nesse momento na história de Israel havia uma grande importância o significado para cada nome. Nomes que significa bênçãos ou maldição, cuidado ou castigo de Deus ao homem.

Então dai perceber que os nomes dos filhos de Gomer não são muitos agraciados quando são revelados os seus significados.

GOMER - A MULHER INGRATA E PROMISCUA

Mas além da mensagem de Deus para o povo, Vemos uma grande oportunidade que esta mulher teve para ter uma vida diferente, uma vida com dignidade, ter uma família.

Um homem a desposa oferece um lar digno, zelo, cuidados, ter filhos, ser amada pelo o que ela era, não apenas para satisfazer a homens que via nas mulheres dos templos pagãos um objeto de culto, e na primeira oportunidade ela o trai.

Ela tinha nesse casamento a oportunidade de não ser vista mais como adultera, como prostituta.

Mas ela preferiu romper com a aliança feita ao homem que a desposara o profeta Oséias,

Desse casamento nasceu-lhe 3 filhos. Mas o amor dos três filhos não foi suficiente para fazê-la sair do torpor da prostituição de sua vida de devaneios.

Largou toda segurança do lar, do esposo, o seu porto seguro, e retorna a vida de prostituição e promiscuidade em busca de bens materiais.

LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM OS PONTOS NEGATIVOS DE GOMER

Aparentemente, por algum tempo Gomer viveu às próprias custas. Quando precisou de meios para se sustentar, deve ter se vendido como escrava ou se tornou amante de outro homem,

Em qualquer dos casos, Oséias precisou pagar para recebê-la de volta – embora a quantia exigida fosse extremamente insignificante – Gomer nada valia para alguém, exceto para Oséias, que a desejava da mesma forma que Deus amava Israel.

APRENDEMOS QUE: NÃO IMPORTA O QUANTO TENHAMOS DECAÍDO, DEUS ESTÁ SEMPRE DISPOSTO A NOS COMPRAR DE VOLTA – A NOS REDIMIR – E NOS REERGUER.

Assim como Gomer retornou ao marido, quando acreditou que estaria melhor em sua companhia.

As pessoas muitas vezes retornam a Deus , ao concluírem que a luta pela vida é demasiadamente difícil para suportarem-na sozinha.

APRENDEMOS QUE: RETORNAR A DEUS PELO DESESPERO É MELHOR DO QUE REBELAR-SE CONTRA ELE, PORÉM, MELHOR AINDA É RETORNAR PELA GRATIDÃO AO SEU CARINHO.

Na maioria das sociedades, os bens materiais são símbolos de sucesso. Israel era uma nação muito rica nessa época e Gomer pode ter acumulado ouro e prata. Mas não percebeu que era de Oséias que havia recebido tudo que possuía, exatamente como Israel não reconheceu que Deus era o doador de todas as suas bênçãos.

Tanto Gomer como Israel usaram suas posses de forma irresponsável ao procurar outros amantes e outros deuses.

Como você usa seus bens?

APRENDEMOS QUE: PRECISAMOS APLICAR O QUE RECEBEMOS DE DEUS PARA HONRÁ-LO.

Deus promete castigar, mas também ofereceu o perdão. Em Oséias é possível observar os ciclos de juízo e salvação. As profecias sobre o castigo estão harmoniosamente acompanhadas por profecias sobre o perdão.

Aprenda a buscar apoio nEle, tanto nos bons como nos maus momentos.

Se porventura você, neste momento, percorre um caminho suave e fácil, tenha o cuidado de não se esquecer daquele que lhe proporcionou esta bênção. Não dependa apenas de suas qualidades, mas do grande Criador.

 
 
 

Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page